trekking

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Quebec - Canadá - final de novembro

Compartilhando aqui que amei conhecer a cidade no final de novembro. Tinha nevado um pouco, mas dava para andar normalmente com calçados normais. Aliás, em todas as cidades que fomos conseguimos. Se estivesse nevando mais teríamos que investir em botas e não sei o quão isso é confortável para andar longas distâncias como gosto.

Quanto ao clima achei ótimo, já tinha frio e um pouco de neve. Uma temperatura com sensação de -8 ou -10C. Parece muito? Parece. Mas se você tiver os casacos certos, não passará frio. A não ser que esteja ventando. Eu particularmente gostei muito dessa temperatura.

No planejamento da viagem fiquei com muita dúvida de como ir de Montreal para o Quebec. Os blogs recomendavam sempre carro, mas não queria ir de carro. Poderia estar nevando, e não sei dirigir na neve ou colocar aquelas correntes em pneu, enfim, não queria ir de carro. Acabamos indo de trem, e foi uma ótima pedida. A estação de trem e também de ônibus Gare du Palais 320 (Rue Abraham-Martin), é muito perto, cerca de 1 km do centrinho turístico de Quebec, da para ir tranquilamente levando as malas. Na ida terá uma pequena subida, mas muito tranquilo. O preço das passagens é caro, o de ônibus na promoção estava saindo 40 CAD ( o preço normal é 65 CAD o trecho - empresa Orléans Express ), e o trem (Via Rail Canada), também custava nesta faixa. Lembrando que além do valor tem as taxas, que aumentam consideravelmente o preço. A viagem leva em torno de 3,5 horas de ônibus e 3 h de trem.

Nós dormimos lá, mas não é obrigatório. Tranquilamente você pode fazer um bate e volta, mesmo que a distância seja em torno de 3 horas para ir e 3 horas para voltar, dependendo do transporte que você escolha. Nós dormimos porque como fomos no último final de semana de novembro, já estava tendo o mercado de natal alemão, e gostaríamos de ter essa experiência.

Não vou dizer que nos hospedamos, porque praticamente apenas dormimos e tomamos banho, no Auberge St-Louis. Bem localizado, perto do centrinho e perto da estação de trem. Ele é extremamente simples, e """"barato""", barato com muitas aspas, em torno de 105 CAD. É que no Canadá as coisas são tão caras, mas tão caras, que quando você acha uma coisa menos cara começa até achar "barato". Não sei se eu recomendo ele, porque dependendo do perfil da pessoa, com certeza ela não vai gostar. Eu peguei um quarto beliche, muito pequeno, e a beliche quando alguém se mexia fazia muito barulho. Mas para mim, por apenas uma noite foi ok.

Quanto ao mercado de Natal, tenho algumas opiniões pessoais, baseadas na minha experiência. Como foi meu primeiro mercado de Natal, gostei, mas esperava mais. Eles fazem barraquinhas em 5 ou 6 pontos diferentes, mas todos bem próximos, e os produtos oferecidos são parecidos em todas. Achei que tem pouca comida vendendo. Talvez porque estivesse comparando, nós brasileiros estamos acostumados a ir em qualquer lugar, especialmente numa feira, de qualquer coisa e ter um monte de petiscos diferentes para comprar e comer. Também achei que talvez seja mais bonito, ou mais mágico se nevar bastante. Eu não senti essa magia que idealizei. Apesar de ter achado muito bonito toda a decoração de Natal e as lojas vendendo enfeites natalinos, muito fofo.

Na verdade, outra opinião extremamente pessoal, que provavelmente será diferente das de outras pessoas, é que para mim, essas cidades pequenas fofinhas, como dizer, são todas parecidas. Tem apenas um pedaço da cidade, onde tem umas construções bonitinhas, a arquitetura da época, o lugar de tirar fotos, cheia de restaurantes e coisinhas para comprar, extremamente turístico, um pouco caro e um pouco óbvio, depois de conhecer outras cidades parecidas. Acho que se for a primeira vez que a pessoa vá para uma cidade como essa ela fique deslumbrada. Para mim é mais uma cidade com um pedaçinho turístico fofinho.

Vale a pena ir? Claro que vale. Mas é um passeio rápido, normalmente de um dia, com algumas poucas ruas fofas, aí você olha aquelas coisas fofas, come alguma coisa em um lugar caro e talvez cheio e acabou.

Achei pouca informação ou opinião do mercado de natal de Quebec neste meio de estação entre outono e inverno. Um vídeo do youtube que me inspirou foi o da Adriana Miller.

sábado, 2 de julho de 2022

Walmart próximo à Boston

Com o dólar nas alturas e para quem quer dar uma economizada o Walmart é uma das melhores opções.

Em viagens em que há possibilidade de cozinhar ou pelo menos um microondas disponível, pode-se comprar alguns congelados baratinhos, a partir de um dólar, e preparar refeições na hospedagem mesmo. Há congelados de vários tipos, como macarrões, arroz com verduras e carne, lanches no estilo de rap. Tudo a partir de 1 ou 2 dólares. Claro que atualmente,  esses preços estão cada vez mais difíceis de encontrar, afinal estamos vivendo em um período inflacionário. Mas de qualquer forma, o Walmart é um dos lugares mais baratos para comprar comida nos Estados Unidos. E não só comida, como também produtos de higiene pessoal, roupas, sapatos, brinquedos, artigos para o lar e até alguns remedinhos são encontrados por lá num preço camarada.

Sobrevivemos de Walmart em Washington, em Nova York não tivemos essa sorte porque é longe, e em Boston precisávamos de um. Mas em Boston também não tem um Walmart perto, então  o jeito foi ir para outra cidade. Fomos para o de Quincy. Foram várias baldeações de metrô e ônibus, mas como estávamos utilizando o Charles Card ilimitado de uma semana, fomos de transporte público sem precisar pagar nada a mais por isso.

Mesmo pegando trem e ônibus é preciso subir e depois descer uma ladeira a pé, porque o Walmart fica numa subida. Primeiro se chega num boulevard que tem alguma lojinha, mas não é neste, suba mais dois minutos e o encontrará. Não se preocupe, porque essa subida é bem tranquila.

Apesar de ser “longe” e dar um trabalhinho para chegar de transporte público, é possível chegar lá com uma certa tranquilidade. Porém dificilmente  os moradores locais vão indicar ir, por considerarem contramão e demorado. Mas viajantes aventureiros, sem medo de andar a pé e de transporte público, que gostam de economizar e que vão passar vários dias em Boston podem considerar ir ao Walmart sim.

Além da economia, se conhecerá um pouquinho de uma outra cidade do estado de Massachusetts, Quincy. Assim que descer do trem verá uma praçinha muito fofa. E se caminhar um pouquinho antes de pegar o ônibus, poderá ver como é bonitinha essa cidade.

Lembrando que, se já viajou antes e tinha uma percepção sobre o Walmart saiba que elas podem mudar numa próxima viagem. Primeiro em relação ao preço, algo que já foi super barato hoje pode estar a mesma coisa ou até mais caro do que no Brasil. E segundo sobre o que encontrar lá, pode ser que numa outra viagem você achou um monte de coisa legal e volta sedento por encontrar de novo e chega lá não tem mais aquelas coisas, daqueles jeitos, naqueles preços.. Tem coisas que a gente só encontra uma vez na vida, segue o aprendizado..

sábado, 26 de março de 2022

O segredo dos anjos

O segredo dos anjos (Angels - a love story) - filme com belos cenários de Roma

(foto da internet)

Este é um romance com uma pitada de sentimento que aquece o coração. Um homem bonito, rico, egoísta, que gosta de viver o hoje, Claudio; e uma policial, bonita, generosa, Luísa. Quando Cláudio conhece Luísa ele se apaixona a primeira vista. Quando ela sofre um acidente ele clama aos céus para salvá-la, com isso se torna anjo e como tal não pode viver esse amor. Ele fica confuso e sem saber o que fazer, então seu tutor, o anjo Uriel, o orienta a aceitar os desígnios dos céus. Vivendo como anjo ele aprende que há anjos bons e maus e sua missão é salvar 3 almas. Ele assim o faz.

Todo ambientado em Roma, com suas ruas, construções e restaurantes típicos. Em várias cenas há Cláudio conversando ora com a estátua, ora com o anjo Uriel ao redor do Castelo de Sant'Angelo. A vista do rio Tibre e a belíssima ponte de entrada são simplesmente fenomenais. Quem não conhece fica com muita vontade de conhecer este lugar.

O filme é lindo. Nos traz esperança. O anjo Uriel fala que o céu multiplica 100 vezes todo o amor que você tiver dado.

Filme de 2014. Em março de 2023 estava disponível no Amazon Prime.

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Visconde de Mauá - RJ

Essa linda região montanhosa cheia de cachoeiras encantadoras e próximas uma a outras é um ótimo destino para quem curte natureza. Seu acesso é razoavelmente fácil tanto de carro como de ônibus. E dentro da cidade para os que gostam bastante de andar a pé, é possível conhecer todo o entorno turístico desta forma.

Cachoeira do Escorrega

Num perímetro de mais ou menos 5 km há varias cachoeiras lindas umas próximas das outras. Saindo do centrinho de Maringá a Cachoeira do Escorrega é a mais distante, em torno de 4-5km, no meio do caminho é possível parar na Cachoeira Véu de Noiva e Poção do Maromba.

Também no caminho, com apenas um desvio a direita é possível chegar na Cachoeira Santa Clara.

Na minha opinião da para fazer todas as cachoeiras tanto de carro como a pé. Óbvio que seria melhor com um carro 4x4, mas com carro mil também dá para fazer com relativa tranquilidade. Difícil mesmo é estacionar em dias de feriado ou alta temporada, porque a estrada de terra é bastante estreita. Mas há vários estacionamentos particulares , entre 10 e 15 reais a diária (novembro, 2018).

Com relação aos centrinhos turísticos são três: o primeiro logo na entrada da cidade é o centrinho de Visconde de Mauá; o segundo e com mais atrativos é o centrinho de Maringá, onde há a divisa de Maringá de Minas Gerais e Maringá do Rio de Janeiro, que são divididos por uma ponte para pedestres e outra ponte para carros; e a terceira e bem pequena é a vilinha de maromba a caminho das cachoeiras.

O destino é extremamente encantador, aventureiro e romântico. Vale demais a visita. Os preços são razoáveis. Há pratos que consideramos baratos, mas há bastante restaurante mais caro também, principalmente os da alameda gastronômica no lado de Minas Gerais.

sábado, 8 de setembro de 2018

Londres

Londres não é preciso dizer nada , néSimplesmente uma cidade incrível.

Vou dar dicas aqui de como aproveitar a cidade em dois dias.

Viemos de um voo da Rynair de Dublin. Chegamos mais ou menos 8 horas da manha no aeroporto de Gatwick, que acredito ser um dos melhores para se chegar de outras cidades europeias para quem tem pouco tempo, já que ele tem um trem rápido direto para o centro de Londres. Em meia hora estávamos na Estação Central Victoria.

Para quem já tem o cartão Oyster é só recarregar nas maquinas vermelhas. Quem não tem também vai conseguir nestas maquinas. Este cartão tem um custo de 5 libras, que é devolvido se você quiser devolver o cartão nas maquinas ao final da viagem. Mas isso só vale a partir do terceiro dia depois da compra do cartão. No nosso caso, como só ficamos dois dias, não conseguimos devolver.

Ha outras opções mais baratas de transporte além do trem, como os ônibus, porém demoram bem mais, aproximadamente 1 hora e meia para chegar ao centro.

Para contornar o alto preço do trem, fizemos a seguinte jogada, resolvemos ir para Edimburgo de ônibus, pois a rodoviária fica no centro de Londres, assim economizamos o valor do trem da volta e de quebra economizamos uma diária de hospedagem também, já que pegamos uma passagem noturna que demorou aproximadamente 6h. Claro que isso não é para qualquer pessoa, mas é uma opção. Quando chegamos em Edimburgo as 6h da manha, tomamos café tranquilamente e depois fomos dar uma passeada na cidade, quando deu 11h, horário do nosso checkin no hostel, fomos tomar banho e dormir umas 2 horas, tempo suficiente para recuperar as energias e prosseguir no passeio. Como Edimburgo é uma cidade pequena e tranquila, deu tudo certo.

Fomos até e Estação Earl Court onde ficamos hospedadas. Nosso hotel era bem ruim, mas esta é uma boa região para se hospedar, já que tem metro próximo, e também é mais acessível. Não barata, já que nada além de roupas na Primark é barato em Londres.

Em seguida fomos numa cafeteria e a moça nos devolveu um monte de moedas de troco. As moedas em libras são difíceis de ver o valor, então demoramos um pouco para conferir o troco.

Andar de metro é bastante fácil então fomos ver o Big Bang. De la fomos a pé para a Tower Bridge (Ponte da Torre).