trekking

trekking

sábado, 24 de fevereiro de 2018

Machu Picchu em Novembro




Eis uma viagem com um número gigante de dúvidas não solucionadas pela internet durante o planejamento. Primeiro porque seria em novembro, que assim como dezembro, janeiro e fevereiro, são os meses chuvosos, e não sabíamos o quanto isso poderia atrapalhar o passeio. Segundo, que gostaríamos de aproveitar o máximo de tempo possível, e justo a partir daquele ano o horário de entrada no sítio arqueológico estava sendo dividido em dois turnos. Ainda como se não bastasse o preço surreal de caro envolvendo toda a execução do passeio somente para Machu Picchu (MP), difícil decidir entre pagamento antecipado no cartão de crédito ou no local em dinheiro. Enfim, apesar de toda a preocupação e incerteza prévia, o resultado não poderia ter sido melhor. A viagem foi excelente.

Esta viagem foi feita em novembro de 2017, primeiro ano em que as regras de horário de entrada no sítio arqueológico de Macchu Picchu tinham mudado. Ou seja, a partir de julho daquele mesmo ano o turista teria que escolher se queria fazer a visitação no turno da manhã ou no turno da tarde, e não mais o dia inteiro como até anteriormente era permitido.
Poucos foram os relatos encontrados na internet sobre pessoas que fizeram a visita sob este novo regulamento. Mas estes poucos já diziam que o horário não estava sendo exigido ao pé da letra e que era possível passar um bom tempo dentro do parque o que foi verdade.
Nós entramos às 7h da manhã, descemos apenas uma vez para ir ao banheiro e comer, já que não se pode fazer nenhum dos dois dentro do parque, e encerramos nosso passeio por volta das 15h. Como estávamos dentro do parque, ninguém nos colocou para fora, mas talvez se tivéssemos descido mais de uma vez, ou senão perto do horário da saída ou depois do horário da saída, os porteiros poderiam barrar nossa entrada. Preferimos não arriscar.

Quando ao tempo, demos muita sorte mesmo, durante os 8 dias de viagem não pegamos sequer um chuvisco. Porém soubemos que uma semana antes tinha chovido muito. É o famoso risco, contudo acredito que dá para arriscar ir em novembro sim.

Quanto a visitar MP de manhã ou a tarde. Bem se for de manhã só para ver o nascer do sol,acho que não vale muito a pena, porque a chance de nublina é muito grande, como mostrado a baixo. Fora que terá que madrugar, sair sem tomar café da manhã,..

Visão do "nascer do sol" em Machu Picchu


Quanto ao planejamento da viagem a Machu Picchu, eu diria que se você não estiver indo em alta temporada, não vale a pena comprar antecipadamente os ingressos e passagens de trem no Brasil, com cartão de crédito. Primeiro que você vai pagar IOF, e como os valores são altos, isso se torna um valor considerável. Segundo que quando você mal chega em Cusco já tem milhares de locais te abordando para fechar pacotes turísticos, e eles já resolvem tudo, desde as passagens, guias, transfer até seu hotel ou até uma praça central e de lá você vai andando ou pega um táxi.Enfim, pelo que presenciei, para economizar um pouco, acho melhor comprar tudo lá, com dólares ou soles, este último eles converterão para dólares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário